É bem-sabido que a nova lei de Licitações, ficará eternamente com o título de “nova” por ser a mais atual, mas ela já não é mais tão nova assim!

Convivemos com a 14.133/21 de outros Carnavais, é claro que tem municípios que continuam tomando providências somente agora em janeiro de 2024, mas a lei já está rodando a bastante tempo na maior parte do País, inclusive permitindo que façamos uma reflexão dos últimos 3 anos, e é sobre isso que quero falar nesse breve artigo ao qual convido você, principalmente fornecedor, a acompanhar algumas informações com dados reais sobre a nova lei.

O percurso da Lei 14.133/21 ao longo dos anos

Já me deparei com debates calorosos entre fornecedores, relatando que, na prática, não mudou muita coisa, que o fornecedor continua sendo “punido” ao participar de Licitações, que eu até concordo, mas será que a lei não trouxe benefícios aos fornecedores?

Oportunidades de Licitações publicadas no mês de janeiro, dos últimos 3 anos:

  • Janeiro de 2022 – 49.260 oportunidades de Licitações;
  • Janeiro de 2023 – 52.929 oportunidades de Licitações;
  • Janeiro de 2024 – 45.390 oportunidades de Licitações;

Esses dados são referentes a todos os ramos de atuação. Se analisarmos, realmente não mudou muita coisa, com uma média de aproximadamente 49.200 Licitações no mês de janeiro, porém é aí onde mora o perigo de fazer essa análise fria.

Em 2022 convivíamos ainda com muitas Licitações presenciais, com bem menos fornecedores credenciados em portais eletrônicos, convivíamos com bem menos portais privados do que possuímos hoje, e automaticamente com bem menos Licitações para acompanhar e planejar, sim, acredite, era mais fácil!

Somente agora em janeiro de 2024, em nosso último levantamento, encontramos 31 novos portais com Licitações em andamento em nosso País, com boas oportunidades de negócio! Meu objetivo aqui é alertar você fornecedor que está caindo na armadilha de acreditar que nada mudou, pois mudou sim e muito!

O Papel da Tecnologia na Transformação do Processo Licitatório

Talvez o município que você acha que não está comprando nada, só está comprando em outro local, e não falo de regionalidade, e sim de ambiente. Pode ser que você estava acostumado com as contratações presenciais, e agora é tudo on-line, com mais dinamismo, e como está você nessa história?

Em nosso País existe a tradicional frase de que o ano só começa depois do carnaval, mas se janeiro já trouxe quase 50.000 novas oportunidades, imaginem quando o ano começar? Este é o momento de virar a chave sobre mitos da nova lei e vou dar um exemplo, na prática.

Estamos no carnaval, mas o governo já está contratando para a Páscoa, são mais de 30 Licitações que mencionam as festividades de Páscoa só em janeiro de 2024. Talvez você esteja pensando que é muita coisa para acompanhar ao mesmo tempo. E realmente é! Mas para isso a nossa amiga tecnologia nos apoia, nos informa, e permite ter uma visão mais macro do tema Licitações Públicas em nosso País!

A Importância da Atualização

Se a lei é nova, a sua participação também deve ser diferente. Não fique preso a métodos antigos, capture suas informações de maneira eficiente, controle suas Licitações e participe de seus processos usando a tecnologia. É isso que milhares de Licitantes já fazem e continuam fazendo agora com os novos portais, com os novos desafios!

Conclusão:

Acompanhar um processo de Licitação, pode ser tão simples como pular carnaval. Provavelmente você está vendo este artigo de seu smartphone, e é através dele que você pode acompanhar seus processos de Licitação e sair na comissão de frente aí de sua empresa! Não perca tempo e torne-se um Licitante nota 10 nas contratações!

No próximo mês, traremos mais informações sobre como este mercado está ficando competitivo e estratégico, mas continua sendo importante para apoiar o crescimento de seu faturamento!

Ainda não vende para o governo ou não se capacitou sobre a 14.133/21? Clique aqui e veja as opções de data e participe do treinamento mais completo para fornecedores. Um treinamento feito por quem conhece a rotina dos Licitantes.

Todos os dados que menciono no artigo, são retirados da plataforma eLicitação. Gostaria de receber uma demonstração? Clique aqui e faça um teste grátis da plataforma eLicitação por 15 dias.

Cadastre-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse. Seguimos a LGPD e não enviamos spam.