O processo de venda de produtos ou serviços para órgãos governamentais é denominado de licitação. É o processo administrativo legal de aquisição de produtos ou serviços por parte do Governo. Mas quem pode vender para o governo?

A resposta é bem mais simples do que você pensa: toda e qualquer empresa ou pessoa pode ser licitante, desde que siga as regras prescritas no edital e se encaixe nas especificidades daquele processo de licitação.

E o que o Governo compra em licitação?

As compras públicas não param e o Governo compra tudo, de “alfinete a foguete”, e em grandes quantidades. 

Empresas e empreendedores de todo porte (MEI, ME, EI, EPP, EIRELI, SA e Ltda) e segmentos podem fazer parte do processo licitatório, um negócio que pode ser muito lucrativo!

Pessoas físicas, prestadoras de serviços e autônomas também podem participar da licitação. Se este for seu caso, vale ficar atento às particularidades da licitação do seu interesse e cumprir os requisitos prévios apresentados no edital. 

 Você já sabe que todos podem vender para o governo, mas o que se precisa ter para licitar?

Para as empresas, vale focar na documentação (como contrato social, que seria o certificado de criação do seu negócio, CNDs (Certidão Negativa de Débitos), para saber da saúde de sua empresa), além de possuir um produto que atenda o que o Governo precisa e, é claro, um bom preço! Quer saber mais a fundo? Clica aqui que o Ricardo Dantas, nosso especialista em licitação, te conta.

Já para a pessoa física, é necessário o RG (Registro Geral), CPF (Cadastro de Pessoa Física) e o certificado de qualificação da área de atuação, para fornecimento da atividade. Continua valendo as dicas para as empresas neste caso também: atenção ao que está sendo comprado e aos documentos exigidos.

E aí, vamos começar a licitar?

Vem com a Forseti que a gente te ajuda nesse passo a passo!

Para começar, você pode garantir os seus 30 dias gratuitos no eLicitaBoletim clicando aqui e receber em seu e-mail várias oportunidades de licitação no segmento em que você atua.

Licitação é o nosso negócio!