Artigo escrito por Dirla Menezes.

Parece que o termo novo, mas as primeiras entidades integrantes do Sistema “S” foram criadas na Década de 40. Criadas, mediante previsão legal, as entidades que integram o Sistema “S” desenvolvem atividades de educação profissional; bem-estar; consultoria para diversas categorias técnicas-especializadas. São muitos anos de atuação e, consequentemente de realização de licitações, compras diretas, que geram novas oportunidades de negócios! Mas, afinal o que é o Sistema “S”?

SISTEMA “S” é um termo que se refere ao “SERVIÇO SOCIAL AUTÔNOMO”. Vamos analisar cada palavra, para melhor compreensão? “Serviço” significa prestar atividade, desempenhar o exercício de algo em forma de trabalho. A palavra “Social”, imediatamente, nos remete à interesse comum, referente ao atendimento de interesses de uma dada sociedade. A palavra “Autônomo”, por sua vez, significa independência, particularidade, capacidade de criar suas próprias regras.

Agora sim, é possível compreender que o Sistema “S” é formado por um conjunto de entidades, pessoas jurídicas de direito privado, que desenvolvem atividades de apoio ao Estado, mediante regulamentos próprios. Agora fica mais fácil compreender que as entidades do Sistema “S” não fazem parte da Administração Pública direta, nem indireta!

Apesar de serem empresas privadas, os Serviços Sociais Autônomos (Sistema ‘S”) têm o dever de licitar por ADMINISTRAR E GERENCIAR CONTRIBUIÇÕES PARAFISCAIS. Além disso, devem prestar contas da Controladoria-Geral da União; Tribunal de Contas, Ministérios do Governo Federal e em especial, à sociedade por meio dos Portais da Transparência.

QUEM SÃO AS ENTIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA “S”?

ANO DE CRIAÇÃO ENTIDADES INTEGRANTES DO SISTEMA “S”
— 1942 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL (SENAI)
— 1946 SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA (SESI)
— 1946 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COMÉRCIO (SENAC)
— 1946 SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO (SESC)
— 1972 SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE)
— 1991 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL (SENAR)
— 1993 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO TRANSPORTE (SENAT)
— 1993 SERVIÇO SOCIAL DE TRANSPORTE (SEST)
— 1996 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO (SESCOOP)
— 2003 SERVIÇO SOCIAL AUTÔNOMO AGÊNCIA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DE EXPORTAÇÕES E INVESTIMENTOS (APEX-BRASIL)
— 2004 SERVIÇO SOCIAL AUTÔNOMO AGÊNCIA BRASILEIRA DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL (ABDI)

DIRLA MENEZES, 2021.

Não deixe de conhecer o mundo das Entidades integrantes do Sistema “S” e acompanhe as oportunidades de negócios geradas todos os dias!