Vale a pena abrir um MEI para participar de licitações

Ganhar uma licitação pública pode ainda é um grande marco para o crescimento da sua empresa, porém muitos ainda não deram o primeiro passo e perguntam, vale a pena abrir um MEI para participar de licitações?

É preciso entender que vencer uma licitação e prestar serviços ou vender produtos para instâncias da administração pública traz vários benefícios.

E para facilitar esse processo a abertura do MEI é muito rápida. Basicamente o que você vai precisar para abrir a princípio são seus documentos: comprovante de endereço, CPF, RG entre outros.

Mas, é necessário um contador para realizar esse cadastro? Não. Você pode fazer o seu próprio cadastro de abertura sem problema algum.

Características da abertura do MEI para participar de licitações.

Uma característica importante para uma empresa que acabou de abrir o seu MEI, é que agora ela precisa fazer as aberturas dos CNAES.

Hoje o MEI  tem uma quantidade limitada, porém todos os anos todos pode haver abertura ou fechamento de novos.

No portal do Empreendedor você faz abertura do seu MEI e por lá faz toda a gestão dos seus CNAES. Que hoje estão no limite de 15.

Mas o que é um CNAE? Basicamente atividade que a sua empresa pode fazer. Por exemplo, você quer abrir o seu MEI e vender água. Você precisa ir no Portal e definir o seu CNAE para essa catergoria.

Semelhantemente, caso não encontre um CNAE da sua categoria, você encontrar categorias relacionadas.

Faturamento do MEI em licitações.

Atualmente o MEI pode faturar no máximo 81 mil reais no ano. Isso quer dizer que se sua empresa ultrapassar esse limite irá desenquadrar.

Isso significa que será necessário mudar sua categoria para EPP ou ME. Mas Vale a pena abrir um MEI para participar de licitações e ter esse limite de faturamento?

Na mundo das compras públicas esse valor é conhecido como o começo da sua jornada. Os seus primeiros passos na venda para o governo.

Então é nessa fase que você encontra um ambiente totalmente desburocratizado, que vai ajudar a sua empresa a dar os primeiros passos nas disputas de licitação.

Além disso, todos os benefícios em leis das empresas ME’s e EPP’s são comtempladas também por uma empresa MEI.