Avaliação-dos-fornecedores-de-uma-licitação

Quais parâmetros devem ser adotados pela Administração para a eficiente avaliação dos fornecedores de uma licitação?

A avaliação de fornecedores na licitação é um tema fundamental para a administração. Os parâmetros de avaliação são determinados por ela mesma, para isso, é preciso ter seus fornecedores como força de trabalho. Muito além disso, é importante tê-los como verdadeiros parceiros da administração pública.

Pois, ao realizar o objeto de maneira adequada, estão trabalhando para que a administração atinja o seus objetivos. Avaliar os seus fornecedores significa monitorá-lo. Saber se estão cumprindo seu desempenho de maneira correta, para então ter fundamento para criar os parâmetros adequados à sua demanda. Com o resultado de conseguir monitorá-los e medi-los.

Assim, dependendo do contrato, é possível monitorar por critérios de qualidade, prazos. Ressaltando que aquele fornecedor atende há prazos, cumpri metas e cronogramas. Assuntos como documentação, por exemplo, sempre serão uma boa métrica para medir um fornecedor. Às vezes, gestores de contratos sofrem com a entrega da documentação. Por isso, é importante incluir isso no monitoramento uma avaliação de fornecedores como parâmetro a ser medido.

Confiara um bate papo sobre dicas práticas para qualquer licitante.

É importante lembrar, que além de aspectos de qualidade, meio ambiente, segurança e responsabilidade social, são fundamentais temas como a importância de analisar em aspectos administrativos e de gestão.

Dentre as finalidades da administração, é preciso primeiro criar esse parâmetro de avaliações para possam emitir aos fornecedores os principais critérios do que é importante àquele órgão.

Além de ter todo esse conjunto de parâmetros, é necessário ter um setor, um órgão que centralize essas informações. Para que as avaliações possam ser uniformes. Agregando credibilidade pra quem está avaliando e segurança para quem está sendo avaliado.

Com isso, é clara e transparente a existência de critérios e avaliações que são institucionais, não providos de um cunho pessoal ou inventados por cada setor.