Na última quarta-feira (15), Felipe Lima representante da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou a licitação que trará a quinta geração de telefonia móvel, vulgo 5G, para o Brasil. A informação chegou em através de uma audiência pública na Câmera dos Deputados em que a agência garantiu a execução da licitação no primeiro trimestre do ano que vem.

“Alguns países já licitaram, mas ainda estão desenvolvendo suas redes, que ainda não estão em funcionamento”

Afirmou Felipe Lima.

Ainda de acordo com Lima, o intuito da implantação dessa tecnologia é que a o 5G chegue em áreas sem cobertura celular hoje. No Brasil, 97% da população tem cobertura 3G e 95% tem cobertura 4G.

A aplicação dessa tecnologia permitirá uma série de avanços como carros autônomos, agricultura de precisão e cidades inteligentes. Vale dizer que o 5G não necessariamente é uma evolução do 4G:

“É uma tecnologia nova e disruptiva, que promete alterar a forma de como vivemos”

Disse Vitor Menezes, Secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações. Ainda existem alguns entraves legais para a instalação de antenas propícias para essa tecnologia nas cidades brasileiras.

Quer ficar por dentro de oportunidades como essa e não perder nenhuma disputa? Então entre em elicitacao.com.br para ficar por dentro de nossos produtos ou ligue para (11) 4968-7798  e fale com um de nossos executivos comerciais.