Olá, licitante. Só no último ano, no portal BEC-SP foram 16 bilhões negociados nas modalidades tradicionais de disputa de licitação! Mas a pergunta que ainda fica, quem compra através da BEC-SP hoje?
Nossas entrevistas com os especialistas estão oficialmente de volta. Nossa agenda está imperdível e cheia de conteúdo rico!
Certamente, como não começar com o Portal que negociou aproximadamente 300 mil itens no último ano? Mas primeiro, vamos explicar o que é esse Portal e como ele funciona.
A Bolsa Eletrônica de Compras – BEC/SP é um portal de compras eletrônicas criado pelo Governo do Estado de São Paulo.
Com ele órgãos da administração estadual compram bens e contratam serviços. O Portal existe há 20 anos.
Para que um interessado possa fornecer para o governo por meio da BEC-SP, antes de tudo precisa se cadastrar gratuitamente no Cadastro Unificado de Fornecedores do Estado de São Paulo – CAUFESP.
Principais modalidades e compradores da BEC-SP.
O portal iniciou a sua atividade com a Dispensa de licitação e hoje agrega outras modalidades de licitação.
Como por exemplo, o convite eletrônico (que pode nos dar adeus com a nova lei de licitação), e os conhecidos pregão eletrônico e registro de preços.
Todas as modalidades já são adequadas ao direito de preferência para ME’s e EPP’s, contratação exclusiva, entre outros.
Seus principais compradores, são obrigatoriamente por Decreto, todas as unidades do Estado de São Paulo.
Significa que, principalmente diretorias de ensino, hospitais, penitenciárias, CPTM são os seus grandes compradores.
Bem como 188 unidades compradores ligadas aos munícipios. Totalizando quase mil unidades compradoras até o momento.
Resultados de compra através da BEC-SP no ano de 2020.
Entrevistamos Rita Joyanovick, Coordenadora de Compras Eletrônicas da BEC, para um breve resumo do que foi em números o ano atípico de 2020.
Conforme Rita, foram impressionantes 16 bilhões de reais negociados pelo portal! Dos mais diversos itens. E esse número aborda sobretudo as modalidades tradicionais de licitação.
Para o pregão simplificado, criado para diminuir prazos e processos e atender à demanda da pandemia, foram negociados através da BEC-SP o número de 300 milhões.
Ainda falaremos mais sobre a BEC-SP. Para isso você precisa se e inscrever no nosso canal do youtube e nos seguir em todas as redes sociais.
? Fonte: BEC-SP
? Imagem: Davi Costa via Unsplash.