Olá, licitante. Hoje separamos para vocês 3 tendências para licitações em 2021 para você ficar de olho durante esse novo ano de participações.
Mas antes de tudo, precisamos reforçar a importância de um bom planejamento para sua empresa. Estabeleça metas e quais serão as suas novas iniciativas para esse ano promissor.
Saiba qual o melhor caminho para sua empresa, se reúna com a sua equipe para fazer um balanço das melhores oportunidades alcançadas no ano anterior e esteja preparado!
Mudanças na Cotação Eletrônica.
Ainda em dezembro do ano passado, foi aberta consulta pública sobre novas regras para dispensa eletrônica de licitação.
Através dessa consulta e de uma instrução normativa, o objetivo é de mudar a Cotação Pública como ela é hoje.
A verdade é que a Cotação Eletrônica ainda é muito confusa para a maioria dos licitantes e agentes públicos, quem têm a experiência do dia a dia já notou isso.
Na cotação eletrônica ainda falta bastante clareza do que está sendo licitado, bem como a falta de um chat para conversar com pregoeiro.
Com o objetivo de trazer uma maior transparência do processo como um todo, tornando-o mais formal e com a possibilidade de negociação com o responsável da dispensa.
Quem estiver preparado pode sair à frente da concorrência.
Compra de EPI e insumos para combate à pandemia.
Só ano passado, o governo o gastou mais de 5 bilhões de reais somente na compra de EPI para fazer o combate a pandemia do novo corona vírus.
Muitas empresas surfaram nessa onda de oportunidades na venda de máscaras, álcool em gel, bem como touca e avental. Mesmo naquela época, era possível já prever uma segunda onda de oportunidades.
Principalmente como o começo do processo de vacinação no país e a segunda onda de contaminação.
Máscaras, álcool gel, luvas e muito produtos relacionados à Saúde, ainda terá forte tendência nas compras públicas, adicionado à essa lista agora a necessidade de seringas.
Como exemplo concreto, tivemos o pregão aberto pelo governo federal ainda em 2020, para Compra de Seringas.
Lançamento AntecipaGov.
Um projeto que está entre as tendências para licitações em 2021, já em andamento e que tem uma forte previsão de evolução ainda no começo desse ano é o AntecipaGov.
Já foi disponibilizado para o projeto, até mesmo um manual de integração por parte dos agentes financeiros. A princípio ele vai funcionar apenas para órgãos federais,
Basicamente, assim que ganhar um pregão, você fazer o acesso ao Portal AntecipaGov e se credenciar com as informações da sua empresa assim que tiver o seu empenho em mãos. E com isso, pegar de 70% do valor do contrato.
Quer dizer que, eu vou poder ganhar o pregão eletrônico e logo em seguida pegar o dinheiro do meu empenho para tocar o meu negócio?
Exatamente! Essa uma das tendências mais empolgantes para esse ano de 2021.
Porque você vai conseguir gerar mais negócio utilizando o dinheiro de terceiros, nesse caso de instituições financeiras.
Com certeza serão especificadas algumas regras, e você como licitante, vai precisar classificar todos esses pontos. Bem como precificar taxa de juros, parcelamento, tudo deverá ser precificado.
Por isso, além de ficar de olho nessas 3 tendências para licitações em 2021, é importante você ter uma estratégia boa de precificação, para cada etapa em mente.