Olá licitante, você sabe quando o pregoeiro deve determinar a realização de diligências? Diligências do processo de pregão eletrônico é um meio de comprovação de fatos que foram apontados no processo do pregão, como vistorias, análises, inspeções em local, solicitação de documentos e solicitação de providências.
As diligências são elementares e fundamentais para solucionar certos problemas que podem surgir no decorrer do processo do pregão eletrônico.
Eventualmente, era comum que se deparar com o entendimento que o pregão era uma modalidade de licitação que deveria iniciar e terminar no mesmo dia. Essa constatação não procede nos dias de hoje, consequentemente o pregão passa a ser uma modalidade de licitação que tem que iniciar e terminar no tempo que for necessário.
Veja mais uma entrevista sobre Compliance no nosso canal do youtube.
Portanto, não há nenhum problema caso o pregoeiro suspenda o processo para a realização dessas investigações, vistorias, inspeções e solicitação de novos documentos complementares. Para enfim formar seu convencimento.
Em resumo, a rigor, é disso que se trata. O pregoeiro ao final produzirá decisões que têm que ser feitas a partir do seu convencimento. O convencimento pregoeiro pode ficar do aperfeiçoado pela utilização dessa técnica jurídica, que a é a técnica das diligências.
Contudo, é necessário que você licitante fique atento! Se você já participa de licitações, você já deve ter enfrentado em algum momento, onde os pregoeiros cometeram equívocos viáveis. No entanto, você por falta de conhecimento da legislação até mesmo por falta de prática e experiência, não se deu conta e acabou perdendo oportunidades valiosas de negócio.
Portanto, preparamos alguns tópicos simples para ajudar você. E também o seu time de licitações durante as sessões de pregão eletrônico para licitações públicas.
Hoje, existe uma tendência hoje muito saudável na administração pública. Que se trata da instauração de processos de saneamento de propostas, documentos, planilhas e saneamento de lances.Ou
Ou seja, correção das coisas que podem ser corrigidas para aproveitar boas propostas ou para manter um número maior de visitantes no processo.
Na medida em que quanto maior o número de participantes maior a potencialidade de se obter propostas melhores. Além disso, propostas mais vantajosa para a administração pública.
Logo, realizar diligência quando a diligência necessária é um dever do pregoeiro e deve ser cumprido.