Licitação de máscaras de tecido para escolas do DF | Mesmo ainda sem data definida para o retorno das aulas, a secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) já se prepara para receber estudantes e professores. A pasta concluiu o processo de dispensa de licitação para a compra de 2.101.320 máscaras para estudantes, professores e servidores que atuam nas escolas do DF.
Assim, as máscaras deverão ser confeccionadas em tecido de algodão ou algodão e poliéster e precisam ser laváveis. Além disso, devem cobrir totalmente a boca e o nariz, sem deixar espaços nas laterais, e serão produzidas em três tamanhos. Infantil (2 a 6 anos); infanto-juvenil (8 a 14 anos) e adulto. As peças deverão ser embaladas em saco plástico opaco para proteção, contendo na parte externa uma etiqueta adesiva com o número de unidades e o tamanho indicativo.
Orientações de compras emergenciais durante a pandemia.
Anteriormente, o Ministério da Saúde divulgou novas orientações sobre o uso de máscaras para ajudar na prevenção contra o novo coronavírus. Decerto, a utilização dos modelos de pano, que também funcionam como barreiras na propagação da doença. Desta forma, os equipamentos para proteção dos profissionais de saúde, que trabalham na assistência às pessoas doentes, ficam destinados a este fim. De acordo com o Ministério, desde o início da pandemia provocada pelo coronavírus. Como resultado, houve uma corrida mundial em busca de máscaras de proteção fez com que elas sumissem das prateleiras.
Orientações oficiais do uso correto das máscaras de proteção.
A princípio, a Secretaria de Educação vai distribuir quatro máscaras para cada estudante, professor e demais profissionais que lidam direto com a escola. A quantidade dos itens leva em consideração as recomendações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Primordialmente, a máscara deve ser utilizada por, no máximo, três horas. A pasta lida com mais de 500 mil pessoas entre estudantes, professores e demais servidores.
Detalhes sobre a licitação de máscaras de tecido para escolas do Distrito Federal.
A dispensa de licitação foi dividida em seis lotes. Por regionais de ensino, e com cota de 10% reservada para microempresas e empresas de pequeno porte. As propostas foram enviadas à SEEDF até o dia 19 de maio.
O próximo passo agora será a publicização do resultado no site da Secretaria de Educação e os trâmites para a contratação. Contudo, ainda não há data definida para o início da confecção das máscaras.
Importante lembrar que em diversos países da Europa, onde as aulas foram retomadas, as orientações das autoridades de saúde referente ao distanciamento social prevalecem.
Em todos os lugares, as regras foram semelhantes: cadeiras e mesas foram colocadas a uma distância variando entre 1,5 e 2 metros e os gestos de proteção contra o coronavírus foram repetidos aos alunos. Os estabelecimentos escolares foram desinfetados e as salas limitadas de dez a 15 alunos, para respeitar as regras.
? Fontes: Fiocruz Brasilia, Correio Braziliense, Uol.