Na publicação do Diário Oficial desta sexta-feira (12), o Metrô de São Paulo informou a abertura de uma licitação internacional para a compra de 14 trens e dos sistemas de sinalização para a linha 17 – Ouro do monotrilho. Essa é a última etapa para a conclusão da linha que deveria ter sido entregue em 2014.

O atraso se dá pelo fato que a empresa da Malásia que iria fabricar as composições, a Scomi, entrou em processo de falência. Ainda segundo o Metrô, o edital estará disponível a partir de segunda-feira, dia 15 de julho, e a sessão de recebimento das propostas será feita em 15 de setembro.

A licitação também engloba a instalação de portas de plataformas nas oito estações da linha e os equipamentos para o sistema de alimentação elétrica, aparelhos de mudança de via e de manutenção dos trens. Em nota, o Metrô explica que o novo contrato vai substituir a contratação do Consórcio Monotrilho Integração (CMI):

“Essa nova contratação vai substituir o Consórcio Monotrilho Integração (CMI), cujo acordo foi rescindido este ano pela atual gestão do Metrô, após constantes atrasos e redução no ritmo dos trabalhos pelo consórcio. Os problemas também levaram a aplicação de multas no valor de R$ 88 milhões, além da suspensão das empresas integrantes do consórcio de novas licitações e contratos com a administração estadual de São Paulo pelo período de dois anos”.

Já a licitação das obras civis, que também eram previstas inicialmente para o Consórcio Monotrilho Integração (CMI), está em andamento. O edital foi publicado no final de maio e a contratação deve ser feita neste semestre. Está licitação engloba a implantação da via com as vigas por onde passará o monotrilho.

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