Depois do censo realizado na cidade de Taubaté ficou fácil detectar que a maior parte dos bairros tem uma cobertura vegetal muito abaixo do que é considerado ideal. Tendo em vista isso, o governo de Ortiz Junior (PSDB), abriu uma série de licitações para aumentar o número de árvores existentes no município.

O primeiro dos processos licitatórios prevê um plantio de algo ao redor de 780 mudas de árvores nativas, de pelo menos 1,70 m, uma vez que 700 dessas árvores irão para praças e parques municipais e as outras 80 em calçadas. A outra licitação visa mais 360 mudas de árvores frutíferas, como aceroleira, amoreira, goiabeira, pitangueira, dentre outras. Mais uma vez divididas em 300 para praças e parques e 60 em calçadas.

Em fevereiro, um estudo apontou que o município possui um índice de 10,41% de cobertura vegetal com árvores, o que corresponde a 16,61 km². Muito embora no bairro do Pinhão essa cobertura seja de 29%, outros bairros apresentam um número muito menor, chegando até a menos de 1%, esses bairros devem ser priorizados nas ações de plantio.

De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, as árvores trarão muitos benefícios para a cidade, como a melhoria na qualidade do ar e a redução da velocidade das águas da chuva. As árvores pré-existentes serão o objeto de outras duas licitações. A primeira servirá para a realização de um levantamento detalhado para catalogar as espécies em praças, parques e calçadas, criando um mapa virtual, com registro fotográfico, nome científico e popular, junto de análise virtual.

O segundo processo é responsável pela licitação que analisará a saúde de 15 árvores consideradas patrimônio histórico, para isso será usado um tomógrafo. As quatro licitações podem custar até R$ 72 mil. As empresas vencedoras devem ser definidas ainda esse mês.

Quer ficar por dentro de oportunidades como essa e não perder nenhuma disputa? Então entre em elicitacao.com.br para ficar por dentro de nossos produtos ou ligue para (11) 4968-7798  e fale com um de nossos executivos comerciais.