Olá, licitante. Com o artigo de hoje vamos desmistificar algumas perguntas que todo licitante tem: vender para pequenas prefeituras vale a pena? Principalmente para você, que deseja diversificar e participar de mais licitações públicas ao redor do país?
Hoje, contamos com cerca de 5570 municípios no Brasil. Portanto, é óbvio que existem municípios que são ricos e outros que possuem uma arrecadação menor, mas todos com as suas próprias características.
Além disso, muitos municípios tem suas próprias questões administrativas. Muitas delas, lidam com “três dinheiros” diferentes: o primeiro é o que ela mesmo arrecada. O segundo é o dinheiro que vem do governo do Estado, e o terceiro é por meio de repasse, que é o dinheiro que vem do Governo Federal, especialmente para a área de saúde e para a área de educação.
Primeiramente, o que acontece você precisa entender é que município eventualmente vai virar o seu cliente. Antes de pensar em vender para esse município, procure saber como o município tem feito para pagar seus fornecedores.
Você pode também tentar ver no site da daquela Prefeitura pois grande parte delas já disponibiliza essas informações na internet. Às vezes algumas prefeituras disponibilizam até a ordem cronológica de pagamento dos fornecedores.
Agora, se o seu município for um bom pagador, não tem por que você não vender seus produtos e serviços para a sua própria Prefeitura. São bilhões de reais espalhados pelo Brasil e que estão disponíveis para fornecedores de órgãos públicos. Além disso, você ajuda a fomentar a sua economia local.
Transparência e prestação de contas também para pequenas prefeituras.
É importante ressalta: boa parte dos municípios paga seus fornecedores corretamente, especialmente pelas verbas que vêm do governo federal, pois todas elas precisam da prestação de contas. O mesmo ocorre com as verbas que são repassadas pelo Governo do Estado.
Podemos analisar um município pequeno, por exemplo, o munícipio de Vila Velha no Espírito Santo. Com uma breve pesquisa na internet, descobrimos que sim, este município paga seus fornecedores. Igualmente, toda essa informação é de fácil acesso através do site do município, cumprindo assim a lei da transparência, apresentando de forma muito clara e muito transparente a lista dos fornecedores e a ordem cronológica de pagamento e permitindo que cada fornecedor controle, para ver se fila de pagamento está sendo respeitada e está sendo observada.
Observe, o município de Vila Velha é um médio município de 500 mil habitantes. Porém, esse município possui o orçamento para gastar com fornecedores na casa de meio bilhão de reais.
Além disso, uma parte grande desse dinheiro é para contratar pequenos fornecedores locais. Pequenos empresário, prestador de serviços realizadores de pequenas obras, inclusive microempreendedores individuais.
Dessa maneira, vender para pequenas prefeituras vale a pena? Sim! Tire esse mito que existe por aí de que toda prefeitura atrasa o seu pagamento. Isso não é verdade e muitas prefeituras estão pagando em dia e são ótimas clientes.
Vender para o Governo é um mercado milionário. Não fique fora desse mercado simplesmente porque você ouviu falar que o município não paga. Muitas vezes, você perdeu a oportunidade de ganhar dinheiro vendendo para o seu próprio município.
? Foto: Mateus Campos Felipe via Unsplash.
? Fontes: Enap, Rota Jurídica, Ministério Economia, Rodrigo Paiva.