Descubra se o seu preço é competitivo em uma licitação.

Uma das principais coisas que todo empreendedor deveria fazer antes de participar da licitação é saber se o seu preço é competitivo. Aprenda e descubra se o seu preço é competitivo em uma licitação com o artigo que preparamos para você.

Primeiramente, precisamos entender aqui uma distinção entre a iniciativa privada e o mercado de compras governamentais. Certamente entendê-la pode ser fundamental para o sucesso do seu negócio.

Na iniciativa privada, quando uma determinada empresa por exemplo, precisa contratar outra empresa para fornecer copo descartável. Essa determinada empresa tem total privacidade do seu contrato. Será um assunto que ela não é obrigada a divulgar a um público em geral. Então quem vende copo descartável muitas vezes não tem como saber por quanto determinada empresa está comprando um copo descartável.

Contudo, é claro, se um vendedor de copo descartável procurar o setor de compras da empresa e comece a buscar informações além de oferecer seu produto, pode ocorrer ele consiga ganhar para si aquele contrato. Mas dificilmente saberá por quanto a outra determinada empresa estava pagando pela compra do copo descartável.

No mercado de compras públicas é tudo diferente. Existe uma legislação que permite que qualquer pessoa física ou jurídica, através de um simples requerimento consiga descobrir. Por quanto determinado produto ou determinado serviço foi vendido pra aquela prefeitura. Para aquele órgão público e para aquela determinada unidade gestora.

Embora o ideal nos termos da lei seria que essa própria unidade gestora já disponibilizasse sem requerimento um site de internet. Contendo tais informações de qual foi o valor da sua contratação. Por quanto ela comprou aquele copo descartável e em qual quantidade. Pois todas essas informações são públicas.

Portanto, em vários sites de compras governamentais você encontra essas informações e quem determina isso é a lei de acesso à informação.

Mas por que isso é importante para que eu descubra se o meu preço é competitivo em uma licitação?

Porque se você resolveu viver de licitação pública, naturalmente você tem como seus fornecedores, e de acordo com uma cesta de custos você tem já possui uma ideia do preço que você é capaz de praticar.

De acordo com o seu capital de giro, com a sua negociação junto ao seu seu fornecedor você já tem condições de ter uma ideia qual seu preço final. E descobrindo o seu seu preço, de repente também descubra se o seu preço é competitivo em uma licitação.

Uma vez que você identificou quem é o seu cliente, já se utilizou de alguma estratégia geográfica ou uma estratégia de produto. Seja a estratégia que você tenha definido, procure saber por quanto esse futuro cliente comprou aquele bem ou serviço que você vende e em qual quantidade mais o prazo de pagamento.

Os licitantes estão prontos para vender ao Governo?

Um exemplo é imaginar que a sua empresa pode fornecer para o governo do estado de São Paulo. E você venda um produto que pode ser entregue com um frete no preço competitivo. Então comece por, pesquisar lá na bolsa paulista de compras (BEC) alguma licitação da qual se você tivesse participado da licitação que ocorreu naquela data, com o seu preço de hoje. você conseguiria sair vencedor.

É observando o preço que está sendo praticado lá que você talvez chegue à conclusão que o seu preço ali não é um preço competitivo. Para aquela região, naquelas circunstâncias, você não venceria aquela licitação por mais que você se esforçasse.

Então antes mesmo de entrar nas licitações propriamente dito, uma grande dica é de que pesquise qual é o preço que tem sido praticado nos órgãos públicos. No caso da esfera federal, dos principais estados essas informações já estão disponibilizadas nos respectivos sites de compras governamentais. Você não precisa fazer nenhum requerimento. Basta somente navegar pelo site começar a entender quais informações que ali estão disponíveis. Verifique se realmente você é competitivo.

Se por acaso você é um fornecedor, que imagina sair atrás do seu cliente que por exemplo é um pequeno município do interior do país. Se esse município não tem um site onde divulgue já espontaneamente dados que te interessam, você tem todo o direito de fazer um requerimento e buscar junto a esse órgão municipal todas as informações que estrategicamente vão ser importantes para definir como você vai trabalhar.

Foto: Mad Fish Digital via Unsplash.