Olá, licitante! Você já entendeu aqui que toda e qualquer empresa ou pessoa pode vender para o governo brasileiro, certo? A licitação, nada mais é do que uma venda com regras definidas a serem seguidas. E, para vender, você deve se atentar a elas para obter sucesso.
Mas, afinal, como vender para o Governo: a resposta é simples, basta preparação e planejamento! Com foco e uma estratégia bem definida, você será o responsável por efetuar essa venda. Agora vou te contar como você pode fazer essa venda da melhor maneira. Vem com a Forseti que licitação é o nosso negócio e pode ser o seu também!
1 – Análise suas oportunidades
Avaliar suas condições é muito importante! Ter uma base de valores pagos em licitações anteriores similares a qual pretende participar, assim você pode ter uma noção de um melhor valor concorrente.
A demanda também é algo para se atentar: Com que frequência o Governo precisa do meu produto ou serviço? Assim você tem uma ideia da necessidade e da oferta e quantas oportunidades terá de vender para o governo.
2 – Atente-se às diretrizes
Estar sempre organizado e com a empresa regularizada é primordial. Manter a saúde financeira da sua empresa, contas em dia, documentos solicitados para participar das licitações (como certidão negativa, carta de recomendação…). Outra questão quanto aos documentos é se atentar às suas validades.
Tendo uma boa gestão financeira, seus deveres fiscais e documentação em dia, você fica livre para participar das licitações que forem interessantes para a sua empresa.
3 – Fique ligado nos editais
Os Editais mostram para você todas as oportunidades para licitar. E neste passo, pode deixar que a gente te ajuda!
O eLicitaBoletim te mostra as licitações em seu segmento em todo o Brasil, com atualizações diárias no sistema e notificações de oportunidades por e-mail. Além disso, você pode filtrar as informações conforme sua necessidade e interesse.
4 – Use a tecnologia como aliado
É aí, que a Forseti entra: Somos uma empresa de tecnologia em licitação – Licitação é o nosso negócio!
Utilize a tecnologia a favor de suas licitações com a Plataforma eLicitação e unifique a seleção, disputa e gestão de suas licitações em uma só plataforma tecnológica. Confira aqui!
A Plataforma eLicitação, por meio de seus módulos, permite que você controle nela todas as etapas dos processos licitatórios em que você participa, de maneira simples, pensada e construída por um time especialista em licitações e tecnologia!
5 – Encontrar boas parcerias pode viabilizar sua participação
Segundo a Lei Geral de Licitações, quando uma empresa grande consegue uma licitação com demanda muito alta, é permitido que subcontratem empresas pequenas para realizar até 30% dos serviços.
Se você acredita estar apto para uma licitação, mas não se encaixa nos requisitos, pode fazer parcerias com essas grandes empresas. E se você foi contemplado na licitação pode contratar empresas pequenas para te ajudar na entrega em dia.
Parcerias agregam para ambas as partes!
6 – Estabeleça limites e tenha responsabilidade
Tenha consciência da quantidade de produtos pedidos e o valor mínimo que você pode ofertá-lo. Dessa forma, você tem foco na sua meta, se preservando de prometer algo que não possa cumprir e acabe sofrendo penalidades.
7 – Se respalde
Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, o Governo tem um prazo de até 30 dias após a entrega do produto ou realização do serviço para realizar o pagamento.
Por isso, é muito importante ter uma reserva econômica, um Capital de Giro. Ou seja, não dependa desse valor para a vida financeira do seu negócio.
Então, atente-se ao prazo de pagamento e evite desconfortos!
8 – Pense fora da caixa
A concorrência é grande e a competição de preços pode ser bem acirrada. Busque trazer exclusividade e valor para o seu produto ou serviço.
Tendo um diferencial, um produto ou serviço de qualidade e bons valores, você estará na frente dessa largada!
9 – Conheça o terreno e os concorrentes, como eles estão ofertando o produto ou serviço e crie táticas para ser um bom competidor!
10 – Conheça os maiores portais de licitação
Os portais de compra são basicamente sites que o governo usa para fazer as licitações! Assim, você se cadastra neles e pode concorrer à licitação.
E os principais deles são:
- Portal de Compras Governamentais;
- Portal de Licitações do Banco do Brasil;
- Portal de Compras Públicas;
- Portal Caixa Econômica Federal;
- Portal Bolsa Eletrônica de Compras (BEC);
Por intermédio dos portais que o pregão é realizado. A principal fase de uma licitação, quer saber mais sobre as fases de uma licitação? Fica ligado, que a gente também vai te explicar!
E aí, vamos começar a licitar?
Vem com a Forseti que a gente te ajuda nesse passo a passo!
Licitação é o nosso negócio!