Olá, Licitante. Levantamos algumas diferenças práticas entre a Dispensa de Licitação e o Pregão Eletrônico, para você que está começando a navegar agora nesse mercado.
Você já ouviu falar sobre a famosa Cotação Eletrônica em licitações públicas? Ela também é conhecida como Dispensa de Licitação.
Quais Diferenças entre Dispensa de Licitação e Pregão Eletrônico para quem precisa ter um resultado rápido nesse começo de ano?
Antes de tudo, você precisa entender que o Órgão Público faz um planejamento das compras das suas necessidades durante o ano. Sejam elas compras ou contratações de serviços.
Diferente um pouco da nossa realidade individual e de poder de compra, o órgão público precisa de um planejamento para anunciá-lo ao mercado. Para que empresas fornecedoras tenham conhecimento dessa necessidade e possam vender os seus produtos.
Quando falamos da Dispensa Eletrônica, falamos de um processo emergencial. Mas, o que que o Órgão Público pode comprar como exemplo, em uma Dispensa de Licitação?
Imagine que a cadeira do chefe da seção quebrou. Em situações como esta. Não será necessário abertura de um pregão eletrônico para a comprar de uma cadeira.
O Órgão Público vai comprar através da dispensa porque se trata de um valor baixo e essa compra tem caráter de urgência.
Primeiras diferenças entre Dispensa de Licitação e Pregão.
Primeiramente, a grande diferença entre a Dispensa de Licitações e o Pregão Eletrônico começa pela limitação de valores.
A Dispensa Eletrônica hoje tem o valor de 50 mil para produtos e 100 mil para serviços e obras de engenharia.
Porém o pregão eletrônico é um processo que não tem um valor definido. Você vai encontrar pregões eletrônicos de variados valores.
O processo de compra em uma Dispensa Eletrônica é mais desburocratizado. Ele tem menos exigências que um Pregão Eletrônico tornando o processo mais fácil.
Às vezes, para você licitante iniciante, esse é um processo muito interessante pelos seguintes motivos:
Em um Pregão Eletrônico, existe um rito que precisa ser executado e respeitado, e empresas já experientes já possuem estratégias para suas participações que garantem melhor resultado.
Para uma Dispensa de Licitação, por exemplo, você pode abrir um MEI logo após ler esse post e começar a participar de Dispensas Eletrônicas. Porque elas não exigem tanta documentação quanto um Pregão Eletrônico.
Além disso, todos os dias nós temos mais de 100 Cotações Eletrônicas abertas para você aproveitar e participar de um processo rápido e desburocratizado.
Além de ter a chance de conseguir gerar um capital para o seu negócio, você tem a oportunidade de garantir o seu atestado de capacidade técnica.
Esse atestado valida que a sua empresa é uma boa prestadora de serviço e além disso, que seu produto ou serviço possui qualidade.
Oferecendo um bom começo para que a sua empresa ganhe portfólio no mercado de licitações públicas.
? Fonte: Professor Eduardo Guimarães
? Foto: Eric Rothermel via Unplash