Como ficam as práticas de Compliance durante a pandemia

Como ficam as práticas de Compliance durante a pandemia? No artigo de hoje, contamos com a contribuição da Dra. Karina Amorim. Advogada. Especialista em licitações e contratos, palestrante e controladora da OAB/DF.

Desde 2013, o Compliance chegou para ficar. A prática já é adotada por grandes organizações internacionais desde a década de oitenta e tem como propósito manter a empresa em conformidade. Atendendo aos normativos dos órgãos reguladores, de acordo com as atividades desenvolvidas pela sua empresa, bem como dos regulamentos internos, principalmente aqueles inerentes ao seu controle interno.

Primeiramente, é importante destacar e olhar para o Compliance como algo que pode trazer um diferencial competitivo para sua empresa, e de como essa prática pode ser próxima de cada empresário.

Certamente, é comum ao fazermos um mapeamento de risco de uma empresa, encontrarmos no balanço financeiro, algo possa gerar algum problema de sintonia com o tribunal de contas. Até mesmo, junto à área de Recursos Humanos. onde precisamos atuar com algumas dicas de como as pessoas devem contratar ou de como fazer uma análise de perfil daquelas pessoas que vão entrar no seu financeiro, na responsabilidade das suas ligações, as áreas responsáveis por sua portabilidade também são importantes. É necessário para compreensão do empresário trazer todos esses pilares, inclusive, orientar à todos sobre os canais de denúncia.

Resultados de boas práticas de Compliance bem implementado durante a pandemia.

Consequentemente, esse trabalho pode gerar a nossa recompensa. Ter depoimentos como: “Poxa, eu achei que esse Compliance iria atrapalhar a minha empresa. Mas na realidade está me trazendo essas informações que eu nunca poderia saber”.

Como ficam as práticas de Compliance durante a pandemia? Como resultado, o mesmo aplicado durante qualquer período do ano. Problemas ligados à segurança, comunicação, informação e até mesmo falta de conhecimento de um panorama da quantidade de bens que a empresa possui. São todas trazidas a tona numa análise de implementação de Compliance.

Veja também práticas de Compliance nas compras emergenciais.

Contudo, o Compliance é algo positivo para toda empresa, traz proteção, facilita a sua comunicação. Traz todo um movimento para a logística de governança. De forma que as empresas possam se organizar, terem uma visão ampla da sua missão, visão e valores. Focar no seu organograma com mais afinco, além de aperfeiçoar os objetivos e otimizar suas equipes.

Igualmente, teremos em breve em vigor a lei geral de proteção de dados que é como um subsídio, e talvez venha agregar ao sistema de Compliance como um todo. As práticas tendem a fortificarem e se tornarem perenes.

Decerto, o Compliance veio para ficar. Conforme a fortificação da lei no país desde 2013. A prática já é adotada por grandes organizações internacionais desde a década de oitenta, sendo o Brasil, um país atrasado nessa implementação.