A Infraero anunciou, nesta quarta-feira (27), a empresa Clube Hangar Aviação Ltda como a vencedora do edital de licitação para concessão de uso de área externa destinada ao serviço de “hangaragem” no Aeroporto Coronel Aviador César Bombonato, em Uberlândia. O resultado foi publicado na área de licitações do site do Banco do Brasil.
Segundo a Infraero, a vencedora da licitação ficará responsável por uma área de 1.389,67 m² e foi escolhida pelo critério de maior oferta. O prazo da concessão será de 60 meses, a partir da assinatura do contrato. A licitação foi arrematada por R$ 10.130,69 mensais, valor mínimo divulgado pela Infraero. A instituição não informou se a vencedora foi a única a dar lances.
O G1 tentou contato com a Clube Hangar, mas as ligações não foram atendidas.
Recentemente, o aeroporto recebeu investimentos para reformas de ampliação e modernização para 2020.
O serviço de “hangaragem engloba três pilares: atendimento de pista, com profissionais treinados para auxiliar na decolagem e pouso da aeronave e ajudar os passageiros no embarque e desembarque; limpeza básica de aeronaves, que passam por um procedimento interno depois da realização de um voo; e utilização de Ground Power Unit (GPU), que serve para abastecer a aeronave com energia, quando ela está em solo.
Investimentos de R$ 30 milhões até 2020 foram anunciados neste ano para a ampliação em 70% do terminal de embarque e desembarque do Aeroporto de Uberlândia. A divulgação foi feita pela presidente da Infraero, Martha Seillier, no dia 3 de maio.
Conforme Martha Seillier, com as reformas previstas, a sala de embarque deve dobrar de tamanho e a capacidade anual de quase 2 milhões de passageiros deve saltar para 3 milhões.
Os recursos são do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) e estão garantidos, segundo afirmou o secretário nacional de Aviação Civil do Ministério de Infraestrutura, Ronei Saggioro Glanzmann.
Com capacidade para atender 2,4 milhões de passageiros ao ano, o aeroporto recebe, em média, 34 voos diários por meio das quatro empresas aéreas: Azul, Gol, Latam e Passaredo.
As rotas atuais são Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), além de Porto Seguro (BA), nos finais de semana. Em 2018, passaram pelo aeroporto mais de 1 milhão de pessoas.
São 33 estabelecimentos comerciais entre lojas, serviços e locais para alimentação. Com um fluxo diário de 3.629 pessoas, entre passageiros e funcionários, o aeroporto está a 9 km do centro da cidade.
A maior cidade do Triângulo Mineiro e a segunda do Estado, com cerca de 700 mil habitantes, Uberlândia é um importante polo de negócios. Conhecida pelo potencial em prestação de serviços, concentra as maiores empresas atacadistas e de distribuição do país, além de possuir um comércio local robusto.
A localização estratégica, no entroncamento entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, faz do município importante centro de integração econômico e corporativo nacional.