A Prefeitura de Campinas publicou, no Diário Oficial desta segunda-feira (26), o aviso de licitação para a concessão do transporte público coletivo da cidade. O documento vem com mais de um ano de atraso, já que o prometido era que seria feito em junho de 2018. 

A entrega dos envelopes vai ocorrer no dia 16 de outubro, até 8h30. A sessão pública para a abertura destes documentos será a partir das 9h. O edital vai ser disponibilizado a partir da próxima quinta-feira. 

A nova licitação vai definir os responsáveis pelo transporte convencional e o PAI (Programa de Acessibilidade Inclusiva) por 15 anos, no valor de cerca de R$ 7 bilhões, segundo informações dadas em audiência público em março do ano passado. 

A operação dos corredores do BRT, por exemplo, ficará por conta da empresa vencedora deste processo. A promessa da Prefeitura é entregar a obra em junho de 2020. 

“Como já falamos alguma vezes, essa licitação prevê bastante mudança em relação ao sistema que opera hoje. As áreas serão redimensionadas com o Sistema BRT. As obras viárias serão concluídas para funcionar junto com a licitação”

Hoje, o sistema de ônibus de Campinas é dividido em verde, vermelho, azul claro e azul escuro. Com a nova licitação, será vermelho (norte), azul escuro (noroeste), azul claro (oeste), verde (sudoeste), amarela (sul), laranja (leste) e branco, que vai englobar a região central e o entorno. 

Poderá haver, também, a criação da modalidade seletiva, que poderá implantar linhas especificas, com tarifas diferenciadas.

A atual licitação é de 2005 e desde agosto de 2015 foi considerada irregular pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado).