Em parceria com o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), o Governo do Distrito Federal (GDF) tenta a aprovação para alterar a licitação de uma das obras que está sendo implementada na rodoviária do Plano Piloto, localizada na região central de Brasília, ela passaria do status normal para o presencial. A expectativa das autoridades locais é de que a aprovação, pelo tribunal, ocorra até 1° de julho.

Dentro de um período de apenas 3 meses, vistorias realizadas pela Novacap indicam uma dilatação de 0,4 para 1,5 centímetro nas fissuras das estruturas, responsáveis pelo sustento do piso superior da rodoviária. Mediante essa situação o Governo considerou que o processo de licitação normal não seria o mais adequado, muito disso pelos riscos e o transtorno que uma obra demorada causaria para a população. O projeto inclui a reestruturação de 180 vigas.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro disse em entrevista que a obra tem caráter preventivo.

“Era prudente que fosse feita a interdição para fazer logo a recuperação, e para que não tenhamos nenhum risco de desabamento”.

O material utilizado será fibra de carbono, para redução de custos e agilizar todo o processo da obra e melhorar a qualidade da estrutura. Segundo uma nota do GDF, o material é “mais moderno, resistente e econômico que o de aço”. Portanto, será aplicado no interior das vigas de concreto, possibilitando um aumento de dez vezes a resistência da estrutura impactada diariamente pela passagem de veículos na plataforma superior.

A previsão para o começo da obra é de 15 dias, durando aproximadamente três meses com um custo de R$ 6 milhões. Inclusive a instabilidade da plataforma levou as autoridades locais e alterarem o fluxo do trânsito nas proximidades. Por meio de nota, o GDF explicou:

“Para garantir a qualidade na aplicação das ligas de fibra de carbono, o DFTrans executa uma operação de desvio do trânsito somente de ônibus e caminhões nas vias de acesso à plataforma superior no período da manutenção”.

Aliás, nenhum veículo poderá atravessar a via que liga o Shopping Conjunto Nacional ao Conic, no sentido Norte-Sul e o tráfego de carros e motocicletas será permitido apenas na pista que liga o Eixo L Sul ao Eixo L Norte. Porém quem estiver indo da Asa Sul para a Asa Norte poderá seguir na mesma via, porém com apenas duas faixas de acesso liberadas. Para atender o fluxo dos motoristas que seguem em sentido contrário, a terceira faixa será revertida.

Essa medida de segurança tomada pelo Governo, será adotada durante as obras de recuperação das vigas de sustentação do terminal. Em medida provisória, os pontos de ônibus que ficavam na pista da plataforma superior entre o Conjunto Nacional e o Conic, serão transferidos para uma parada instalada no paredão localizado ao lado do conhecido Buraco do Tatu.

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