Olá, licitante! Nós já te introduzimos aos principais aspectos de uma licitação em nossos artigos anteriores e te contamos também sobre as diferentes modalidades de disputa desse processo de acordo com a nova lei. Agora vamos te mostrar os benefícios de licitar, o porquê participar de licitações!
- Todos podem licitar
O mercado de licitações é amplo, assim, há espaços para todos licitarem! Aliás, o Governo compra de tudo, de “alfinete a foguete”.
E é claro que cada licitação tem suas características específicas, sendo essas apontadas no edital, porém existe licitação para cada tipo de licitante! Desde que atenda aos requisitos.
Quer saber mais sobre os tipos de licitação e qual a melhor para o seu negócio? A gente conta para você aqui.
- O Governo não para de comprar
Mesmo em momentos de crise, como a pandemia do Covid 19, o Governo continua comprando constantemente para suprir necessidades públicas. Vale ressaltar que nesse período de adversidade foram investidos R$ 4,8 bilhões somente em insumos para o combate do coronavírus.
Logo, as licitações tomaram uma proporção até maior do que antes da pandemia! Ou seja, ser licitante significa vender sempre e expandir suas vendas, tendo os órgãos públicos como clientes!
- Bom pagador
Por ser um processo administrativo para fazer mediação de vendas para o Governo, as licitações são regidas por leis que asseguram tanto o Órgão Público como o Licitante!
Uma dessas leis é a Lei de Responsabilidade Fiscal, que estipula um prazo de no máximo 30 dias após a entrega para a efetuação do pagamento, saiba mais aqui.
Assim, um dos benefícios de participar de licitações é que o pagamento e respaldo é garantido, protegendo o licitante de “calotes”.
- Organização e Segurança
Por ser um processo que segue regras, a licitação se torna uma venda mais segura e organizada. Seguindo as normas descritas no Edital e atendendo suas características, você pode vender para o Governo, o que faz da licitação um processo “simples” de venda.
Ambas as partes envolvidas são respaldadas em caso de irregularidades e tudo é devidamente analisado para não haver discrepâncias.
- Benefícios financeiros
O Governo compra em grandes quantidades. O que faz com que seja uma venda lucrativa para o licitante, podendo ser parte de uma renda extra e auxiliando na saúde financeira da empresa.
Além de que, por ser um processo diferente de venda, áreas envolvidas a esse intuito como Marketing e Comercial, por exemplo, não são necessárias. Dessa forma, tem também uma economia em campanhas e colaboradores.
Agora, você tem toda a receita para ser um licitante e com a Forseti você se torna um super licitante!
E aí, vamos começar a licitar?
Licitação é o nosso negócio!