Licitação para Registro de Preço vale a pena

Olá licitante, hoje vamos falar sobre licitações para registro de preço, termo muito popular para quem já está familiarizado no mercado de licitações públicas. Mas afinal, Licitação para Registro de Preço vale a pena?

Em uma licitação tradicional, a administração pública realiza uma licitação para comprar um produto ou para contratar um serviço, assim o vencedor dessa licitação será imediatamente contratado. Muito simples, não é mesmo? É assim que funciona nas licitações tradicionais.

Fique os principais erros cometidos por pregoeiros durante uma licitação.

Porém, quando falamos de uma licitação para registro de preço tudo é diferente. Como o próprio nome diz, a licitação tem como objetivo registrar o preço daquele certame. Mas, pra quê?

Muito em breve, a administração pode vir a necessitar daquele serviço ou produto, portanto, ao invés de ter de realizar uma nova licitação, a administração buscará em seus registros aquele preço que foi licitado por determinado preço vencedor daquela licitação.

E de forma muito simples, irá contratar determinada empresa responsável por aquele registro e convocá-la a assinar o contrato de prestação de serviço para aquela licitação que participou meses atrás.

Contudo, a licitação para registro de preço é uma aposta. Pode ser que a administração pública no final não te contrate, e é nesse momento que muitas empresas acham que foram enganadas e se frustando com licitações públicas no geral.

Mas isso não passa de falta de informação e preparo, às vezes atenção, de que aquela licitação se tratava de uma licitação para registro de preço.

Mas afinal, Licitação para Registro de Preço vale a pena?

Para você comerciante isso pode ser um negócio excelente! Vamos te deixar uma dica aqui de como isso pode ser participar de uma licitação para registro de preço!

Eventualmente, quando o poder público vai realizar uma licitação para registrar preço, ele não embarca nessa contratação sozinho! Muitas vezes esse órgão entre em contato com diversos órgãos públicos e cogitam a necessidade da compra do mesmo produto, com o propósito de realizar aquela compra em conjunto.

Isso mesmo! Eles podem realizar essas licitações coletivas, de dois, três e até mais órgãos ao mesmo tempo. Quando você participa de uma licitação de registro de preços, você deixa reservada a sua possibilidade de uma venda futura. Não só para aquele determinado órgão, mas como também para todos os órgãos que desejam participar daquela licitação.

Quer ficar por dentro das últimas novidades no mercado de licitações públicas? Acompanhe o nosso boletim diário no nosso canal no yotube! Todas as manhãs, uma entrevista especial com informação de qualidade.