Anteriormente, publicamos aqui o nossa primeira análise em números dos impactos da pandemia no número de licitações. Conseguimos assim, prever sobre uma possível normalização nos números de licitações lançados nos portais de Compras pelo país. Hoje, publicamos um novo levantamento dos impactos da pandemia, atualizando nossos números. Isso vai ajudar a comprovar as nossas primeiras previsões.
Com a ajuda do nosso consultor e palestrante especialista em compras públicas, Ricardo Dantas, apresentamos um breve comparativo de resultados entre diferentes períodos entre fevereiro e março de 2020.
Na semana entre 23/03 e 27/03 o número aproximado foi de 2.700 licitações lançadas nos portais de compras pelo país em diversos segmentos.
Contudo, Entre o dias 30/03 e 03/04 já passamos da marca expressiva de 8.000 novas licitações publicadas.
Essa fonte, tem como base nossa ferramenta de busca automatizada de oportunidades de licitações em diversos portais de compras.
É o nosso primeiro marco até agora, com um aumento de 3,5% e com esse novo levantamento dos impactos da pandemia, já conseguimos enxergar um panorama otimista vindo por ai.
Para ser ainda mais expressivo, entre fevereiro e março de 2020. Os números são os seguintes:
- Números totais no mês de Fevereiro: 36.200 licitações.
- Março totais no mês de Março: 43.800 licitações.
Um aumento de 20% de um mês a outro. Em um período de pandemia como o que estamos passando, são números bons e otimistas.
Entenda um pouco mais sobre os efeitos da pandemia nos contratos públicos.
Inegavelmente, em um momento como esse, é importante ressaltar, que às vezes um feriado prolongado como um próprio carnaval acaba sendo mais nocivo para as Compras Públicas ao longo dos anos, do que a propriamente a pandemia do novo coronavírus.
Portanto, fique atento às movimentações do mercado. Empresas que vendem para o governo vão sair primeiro da crise!