Pequenas e microempresas representam 54,54% das licitações homologadas pelo Município de Cascavel em 2019. De acordo com dados da Secretaria de Planejamento e Gestão, dos 803 processos licitatórios, 304 tiveram como vencedoras microempresas, totalizando valor de R$ 96 milhões. Do mesmo modo, licitações vencidas por empresas de pequeno porte somaram 134 no decorrer do ano, com valor homologado de R$ 59 milhões. São empresas de 15 estados da federação.

“Isso significa que o Governo Municipal está abrindo possibilidades para empresários que antes se viam impossibilitados de participar das licitações locais. Hoje, todos tem esta condição , porque estamos  olhando este setor de forma mais humanizada e assim promovendo o crescimento, não apenas da empresa , mas também do Município. Assim, com  a participação de empresas locais nas nossas licitações, milhões de reais ficam aqui e isso representa oportunidades de negócios, de crescimento, de geração de emprego, renda, melhoria na qualidade de vida da população, aumento do nosso IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), movimenta o comércio e melhora a receita do Município com a geração de impostos. Antes estes recursos saiam da cidade, agora  movimenta cadeias econômicas importantes, e fortalecem a economia local”, disse o secretário de Planejamento, Edson Zorek.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão, das empresas com sede em Cascavel homologadas como vencedoras em 298 licitações, 120 são microempresas, com seus valores homologados em R$ 48,7 milhões,  ao passo que de pequeno porte foram 46 totalizando um valor de R$ 27,6 milhões. “Salientamos que ambos os tipos de empresas participaram das modalidades de licitação de Concorrência, Dispensa de Licitação, Inexigibilidade, Pregão e Tomada de Preços”, destaca o secretário.

Sobre o total de licitações do ano de 2019, Zorek informou que dentre 803 processos licitatórios, 304 tiveram como vencedoras microempresas totalizando valor de R$ 96 milhões. Do mesmo modo, licitações vencidas por Empresas de Pequeno Porte, que no decorrer do ano foram 134 com valor homologado de R$ 59 milhões. “Salientamos que ambos os tipos de empresas participaram das modalidades de licitação de Concorrência, Dispensa de Licitação, Inexigibilidade, Pregão e Tomada de Preços”.

Em julho de 2017, o prefeito Leonaldo Paranhos assinou termo de parceria entre o Município e a Acic( Associação Comercial e Industrial de Cascavel), que viabilizou a criação do Escritório de Compras Públicas em Cascavel, com a finalidade de aproximar o empresariado local e as entidades públicas e governamentais compradoras. O Escritório de Compras funciona na própria Acic.

As primeiras ações do escritório, que após sua implantação tornou-se referência para a região e muitas outras cidades do Estado que aqui estiveram para aprender o funcionamento deste programa, foram a divulgação dos editais de licitação das entidades participantes e a realização de treinamento junto aos empresários locais. Em dois anos de funcionamento, o escritório registrou um aumento significativo no número de empresas locais participando das licitações.

Desde 2017, 84,50% das licitações feitas em Cascavel ficaram no Paraná, através de empresas paranaenses participantes dos certames. “Com a implantação do Escritório de Compras, pelo prefeito Paranhos, Cascavel ficou com 50,76% das licitações. Isso significa que os empresários locais aprovaram o programa de governo inovador que beneficia toda a comunidade”, relata Zorek.

O Escritório de Compras Públicas, inaugurado em julho de 2017, é uma estrutura de suporte às empresas, fornecedores e representantes comerciais que funciona na Acic.

O escritório tem como parceiros Prefeitura Municipal de Cascavel, Acic, Sebrae, Fecomércio-PR, Fopema (Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná), Faciap, Unioeste, Núcleo Regional de Educação, Compra Paraná e Comitê Gestor Municipal e foi

A atribuição do escritório é promover a intermediação entre as entidades compradoras com as empresas locais, facilitando assim a participação delas nas licitações e contratações públicas. No espaço, pessoal qualificado informa, detalha e presta auxílio para que o maior número possível de empresas que se encaixam nos critérios exigidos possam participar.

“Nós procuramos facilitar ao máximo a vida do empresário. A partir do momento em que ele tem cadastro no setor de compras da prefeitura, procuramos mantê-los informados dos editais existentes em suas áreas de atuação e damos todo o suporte necessário para a montagem dos processos e esclarecimento de dúvidas. Nossa assessoria é completa e gratuita, assim possibilitamos a participação  dos empresários locais nestes certames”, esclarece Ana Paula Casarotto, assessora do escritório de compras.

O escritório atua com os seguintes serviços: captação de editais, informações sobre processos de compras públicas e governamentais que ocorram no município; divulgação customizada e facilitada dos processos de compra e contratação de serviços, direcionadas a todas as empresas cadastradas no banco de dados do escritório por ramo de atividade principal; intermediação de compra e fornecedor na busca de cotações para a formação de preços de referência, além da oferta de treinamentos em compras públicas e governamentais para fornecedores e compradores e, ainda, orientação em áreas de gestão empresarial para micros e pequenas empresas atendidas pelo escritório.

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