O Governo da Bahia lançou oficialmente o SOL, um aplicativo blockchain para licitações de aquisição de bens, serviços e obras, anunciado pela primeira vez em julho deste ano. Conforme publicação n Diário Oficial da União nesta sexta-feira (04), o novo sistema permite que fornecedor envie e acompanhe suas propostas nas ofertas.
O SOL (Solução Online de Licitação), é direcionado a cooperativas e associações beneficiárias do projeto ‘Bahia Produtiva’.
O Bahia Produtiva é executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial.
O aplicativo foi desenvolvido pela empresa Caiena Tecnologia e Design com o apoio do do governo baiano em parceria com o projeto ‘Governo Cidadão’ do estado do Rio Grande do Norte.
Desta forma, as cooperativas da agricultura no território baiano e também no estado do Rio Grande do Norte vão ter mais facilidade nos processos de que envolvem a agricultura familiar e outros projetos apoiados pelo Banco Mundial.
Sobre a tecnologia que surgiu com o Bitcoin, a publicação destaca que o novo sistema do Governo da Bahia “faz uso inovador da tecnologia blockchain, visando a segurança e confiabilidade nas transações públicas, garantindo a integridade de todo o processo licitatório
O SOL, diz o comunicado, “permite que fornecedores de todo o país, pessoa física ou jurídica, enviem suas propostas e acompanhem o resultado da licitação, que permanece público para todos que têm acesso ao aplicativo”.
Em julho, quando o governo baiano anunciou pela primeira vez a nova solução, uma nota descreveu um pouco do ambiente que as cooperativas vão compartilhar.
“Editais, atas e contratos são gerados de maneira automática e as informações ficam disponíveis para que outros estados utilizem. Todas as informações sobre as licitações ficam disponíveis e armazenadas em um ambiente digital, tornando o processo seguro e transparente”.
Na ocasião do lançamento, o secretário de desenvolvimento rural do estado da Bahia, Josias Gomes, disse o seguinte:
“Estamos apresentando uma inovação no aspecto tecnológico e no sentido de dizer que é possível ampliar o leque de empresas que forneçam os seus produtos para a agricultura familiar. Cada vez que a gente proporciona condições para que a tecnologia esteja a serviço da agricultura familiar do Nordeste, mais nós vamos tirando o agricultor familiar do anonimato”.
Para obter acesso ao novo sistema blockchain, as empresas interessadas em participar dessas licitações deverão baixar o aplicativo (para Android) na Play Store do Google.
Quer ficar por dentro de oportunidades como essa e não perder nenhuma disputa? Então entre em elicitacao.com.br para ficar por dentro de nossos produtos ou ligue para (11) 4968-7798 e fale com um de nossos executivos comerciais.